top of page

A Companhia

TrupeÇando, formada por Allan Barros (Paraíba, Brasil) – Palhaço Salsicha e Guadalupe Merki (Argentina) – Palhaça Arenga. O grupo escolheu a rua e os espaços alternativos para atuar através da linguagem do circo e do teatro. Tem como proposta de trabalho a ocupação de espaços públicos e a itinerância, fundamentalmente por cidades de pequeno porte do país. Num começo, a circulação foi realizada com um fusca e atualmente a bordo da kombi “Beija-Flor”, que além de meio de transporte é cenário dos espetáculos e estruturas para o cinema móvel.

Até a data foram percorridos mais de 15mil km, passando por 8 estados brasileiros.

O projeto “TrupeÇando, a trupe de um homem só” iniciou-se em maio de 2017 com Allan Barros e em 2019 Guadalupe Merki ingressa e é formada a Cia TrupeÇando.

Os integrantes são pesquisadores da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existentes no país. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço em uma arte popular que possa chegar em qualquer lugar e para todo tipo de público.

O grupo foi contemplado com o projeto “TrupeÇando nos cariris” no Prêmio Funarte de Estímulo Ao Circo 2019 e com o qual no ano de 2020 circularam por seis cidades do cariri paraibano, apresentando na zona rural e na zona urbana em formato de cortejo/intervenção de casa em casa.

Allan Barros

Allan Barros é natural da cidade de Sumé, cariri paraibano. Foi idealizados e coordenador do festival seCas (Semana de cultura e arte de Sumé), evento de artes integradas que aconteceu de 2007 a 2017.

Por conta da produção cultural conheceu o teatro onde junto a sua professora Eliane Lisboa e outros amigos, fundaram o grupo teatral Arupemba em Campina Grande/PB, o qual circulou com três espetáculos de palco italiano durante 4 anos. Através do trabalho com o grupo, conhecera o teatro de rua e o movimento circense, dando início ao seu estudo em palhaçaria.

Em 2014 ingressou no curso de teatro bacharelado da UFPB e fez residência com a família circense Los Iranzi dirante um ano. Nos anos seguintes fez oficinas e vivências com grupos e palhaços de outras partes do país. Em 2017 montou seu primeiro espetáculo solo de palhaço: "TrupeÇando - a trupe de um homem só". O espetáculo surge junto a aquisição do fusca, com o qual, desde então se encontra numa circulação independente. Atualmente, além do solo, faz parte do espetáculo "Perfeitamente ImperfeitoS" e ministra oficinas de arte-educação.

Guadalupe Merki

Natural de Esperanza, Sta. Fe, Argentina. Em 2009 começou a sua pesquisa em acrobacia aérea, em 2010 muda-se ao Brasil onde manteve as atividades em grupos/Cias de Piracicaba SP. Em 2016 iniciou estudos em palhaçaria feminina e no ano de 2017 ingressou na Cia Pé de Cana, onde desenvolveu trabalhos artísticos e de produção e com a qual, no ano de 2018, esteve numa circulação independente a bordo de uma kombi, intitulada “Mambembes”, passando por dez estados do Brasil, apresentando circo de rua e ministrando oficinas de tecido acrobático.

Desde o ano de 2019 forma parte da Cia TrupeÇando – cia de circo e teatro itinerante que tem como pesquisa a arte de rua – onde é produtora e atua no espetáculo “Perfeitamente ImperfeitoS”. No ano de 2020 e 2021 realizou alguns trabalhos audiovisuais com linguagem circense como "Ernestina e Eu" e "Sou lua. Sou quatro, sou UMA!".

CONTATO

Logo 1 retangular.jpg

(19) 999589115 ou (83) 999591604

bottom of page